Nunca se buscou tanto a beleza como hoje em dia, mas quando falamos na beleza como sinônimo de sucesso, a importância de um belo sorriso é tão antiga quanto a velha frase que diz: "Um belo sorriso abre portas!" Pode-se dizer sem medo que a odontologia estética deu seu maior salto evolutivo nas últimas década. As técnicas, materiais, equipamentos e até filosofias de trabalho que surgiram são entusiasmantes, e hoje, é possível arquitetar o futuro sorriso do paciente pelo computador e até usar sua personalidade como fomento para o design de cada dente.
- A odontologia era associada a que? Por muitos anos a odontologia foi associada a uma imagem de dor e sofrimento. Porém esse quadro vem mudando muito nos últimos tempos e isso deve ao fato da odontologia ter focado mais em ser preventiva e menos curativa. As políticas sociais passaram a ser mais eficientes e as faculdades com uma didática de terapias restauradoras mais conservadoras. A odontologia estética acompanhou os avanços com desenvolvimento de técnicas, melhoria dos materiais utilizados, além de novas tecnologias de adesão.
- O que engloba a odontologia estética? A odontologia estética é um conjunto de procedimentos personalizados com o objetivo de desenvolver a harmonia ao sorriso do paciente, seja por meio de procedimentos mais simples como troca de restaurações e clareamento ou procedimentos mais complexos como cirurgia de contorno gengival, mudanças no formato e cor dos dentes através de lentes de contato e facetas de porcelana. A odontologia estética também tem função reconstrutora no caso de perdas de estruturas dentárias por fraturas ou cáries. O melhor é que, com a evolução das técnicas, as intervenções estão cada vez mais suaves e menos doloridas.
- Para quais casos a odontologia é indicada? Como a odontologia estética abrange várias áreas, as indicações vão desde simples trocas de restaurações em amalgama por restaurações estéticas em resina, até uma reabilitação oral completa, envolvendo coloração de lentes de contato, gengivoplastiva( para dar um melhor contorno as gengivas), coloração de implantes ou próteses, clareamento e até mesmo correções leves de nivelamentos e alinhamentos com facetas. Se o intuito for harmonizar e melhorar não somente a aparência, como também a função mastigatória, a odontologia estética é o caminho certo.

Clareamento dental.

Troca de restauração de amalgama por restauração de resina.

Facetas de Porcelana.

Comentários
Postar um comentário